Página Inicial
Acesso Reservado
Contacte-nos
Inscrições Online
  
  
 “Tesouros da Infância” nas IX Jornadas Culturais
2 de maio de 2017

No âmbito das jornadas culturais, o curso Técnico de Apoio à Infância, à semelhança de anos transatos, presenteou a comunidade educativa e alunos visitantes, com o ateliê “Tesouros da Infância”.

Durante os dois dias, num espaço, preparado e decorado pelas alunas, no âmbito da disciplina de Expressão Plástica, com exposição de trabalhos diversos, foram dinamizadas inúmeras atividades didáticas, criativas e expressivas, que remeteram o nosso imaginário para a infância, e o tornaram dinâmico, criativo, pleno de cor, alegria e boa disposição.

E porque o objetivo era potenciar e proporcionar oportunidades de aprendizagem fora da sala de aula e enriquecer o currículo escolar das alunas, houve espaço à dinamização de Palestras e Workshops temáticos, dinamizados por competentíssimos profissionais da área.

No dia vinte, a manhã foi preenchida com o Workshop "Em cena… um Conto", com Tânia Guardado, que permitiu às alunas ouvir várias histórias infantis, enriquecidas com diversos suportes musicais e visuais, bem como compreender a importância do tom de voz, postura e dramatização no contar uma história, e assim melhor captar a atenção das crianças. O entusiasmo foi uma constante, revelando ainda as alunas, dirigidas pela mentora, os seus dotes artísticos, ao interpretar algumas dessas histórias. Seguiu-se o Workshop “Agarra Sonhos e Blocos de notas personalizado” dinamizado por Inês Abrantes, onde as alunas, após explorar algumas técnicas criativas e de artes plásticas, presentearam os visitantes com obras de arte manuais. E porque o riso é uma ferramenta muito eficaz para promover uma melhoria de saúde física e mental, reduzir o stress, reforçar os laços de amizade e eliminar e barreiras interpessoais, seguiu-se, no período da tarde, o Workshop “Ioga do Riso” promovido por Jörg Helms da Escola do Riso da Lousã. O dia foi encerrado com a intervenção das enfermeiras Juliana Brito e Raquel Guedes que ministraram um Workshop sobre “Suporte básico de vida pediátrico e adulto”, que permitiu às alunas ensaiar manobras e procedimentos capazes de salvar vidas, em especial a de crianças.

O dia vinte e um, o período da manhã, contou com as palestras “Sinto emoções na Barriga! E agora?” e “Meditação” por Sofia Duarte e Dulce Santos, respetivamente. A primeira permitiu às alunas compreender que todas as emoções são válidas, independentemente de serem positivas ou negativas, refletindo a pessoa que somos, em particular as crianças, e que devemos, controladamente, deixar transparecer as emoções, não as sentindo unicamente na barriga. Já na Palestra sobre Mediação, as alunas puderam explorar alguns dos benefícios mentais e físicos desta prática, relaxando corpo e mente e sentindo-se após a mesma, mais tranquilas, positivas e renovadas. À tarde e para terminar com chave de ouro, Susete Ornelas, licenciada pela Escola Superior de Educação de Coimbra, brindou as alunas com uma Palestra subordinada ao tema “Facilidade de comunicação entre Ouvintes e Surdos”, sensibilizando as futuras técnicas de infância para a importância da Língua Gestual Portuguesa. Houve ainda tempo, para gáudio das alunas, de aprender várias palavras, produzidas por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, deste vocabulário e gramática próprios.

E porque as alunas foram e são as protagonistas de um curso que prima pela diferença e se quer dinâmico, aberto à e para a comunidade, foi projetado no ateliê um filme, durante os dois dias, em que podiam ser visionadas algumas das suas competências e saberes adquiridos, ao longo da sua formação, com a dinamização de atividades no âmbito do curso e das parcerias estabelecidas.

Findas as Jornadas Culturais e para júbilo da diretora de curso, todas as alunas foram unanimes no balanço realizado às atividades dinamizadas no âmbito da sua área de formação, uma excelente aprendizagem, que se traduzirá, inquestionavelmente, numa mais-valia para a sua formação, currículo académico e futuro desempenho profissional.




Arquívo de Notícias
Notícia Anterior (Alunos de Comunicação-Marketing promovem o Curso nas IX Jornadas Culturais)
    
© Instituto Tecnológico e Profissional. Todos os direitos reservados. Condições de Utilização.
Tel: +351 233 412 285 | Fax: +351 233 428 926 | Email: geral@intep.pt | GPS: 40° 8'59.24"N - 8°50'40.98"W
Página Inicial |  Acesso Reservado |  Contactos |  Mapa do Site |  Ficha Técnica