Página Inicial
Acesso Reservado
Contacte-nos
Inscrições Online
  
  
 Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores brilha nas Jornadas
26 de maio de 2017

Decorreram nos dias 19, 20 e 21 de abril as Jornadas Culturais do INTEP. À semelhança de anos anteriores, esta atividade, permitiu aproximar a escola à comunidade educativa da Figueira da Foz, abrindo as suas portas e demonstrando o que de melhor se faz no âmbito dos seus cursos.

Os alunos do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores (TEAC) têm tido um papel importante na dinamização das edições anteriores, criando uma mostra de trabalhos práticos / protótipos inseridos nas diferentes áreas temáticas do seu curso.

A edição deste ano marcou uma viragem na estratégia do INTEP, o objetivo consistia em tornar os ateliês o mais interativos possível, permitindo que os nossos visitantes passassem de espetadores a intervenientes, podendo experimentar um pouco do que os espera se escolherem o INTEP para prosseguirem os seus estudos.

O Clube de Robótica, composto por alunos de TEAC, associou-se a esta dinamização, desenvolvendo robôs móveis autónomos capazes de executar um conjunto de tarefas, o que tornou este ateliê dos mais atrativos do certame.

O Diretor de Curso em conjunto com os formadores das áreas técnicas e com os alunos de TEAC prepararam diversos workshops de cariz inteiramente prático e com conceitos transversais às áreas temáticas do curso.

Sob o tema “Eletrónica Programável – O mundo dos sensores” abordou-se o papel fundamental dos sensores no mundo da tecnologia atual e na maioria das atividades da sociedade.

Cada vez mais se procura a autonomia dos sistemas implementados, ou seja, que as máquinas sejam capazes de realizar mais tarefas e estas sejam cada vez mais complexas e autónomas e, para que isto seja possível, torna-se necessário que consigam perceber / detetar o mundo onde estão inseridas, dando assim extrema importância aos elementos sensores.

O workshop permitiu aos participantes aprender um pouco acerca destes conceitos, criando pequenos sistemas que utilizam sensores.

O primeiro trabalho consistiu em simular um sistema de controlo de iluminação baseado num sensor capaz de detetar variações na luminosidade, ligado a um controlador programável.

O segundo trabalho consistiu em simular um sistema capaz de detetar e sinalizar obstáculos próximos de um determinado ponto, tal como se encontra em qualquer sistema de produção industrial.

O terceiro trabalho permitiu demonstrar a necessidade e utilidade dos sistemas de interface homem-máquina, ou seja, comunicação e interação entre o hardware de electrónica externo e um operador fabril através do computador com um programa capaz de controlar a tempo real o sistema.

O segundo workshop tinha o tema de “Aplicações Android para controlo de eletrónica”.  Como todos sabemos, os Smartphones vão muito além da possibilidade de realizar chamadas  telefónicas ou enviar sms. O conjunto de tarefas que estes permitem é cada vez maior e está em grande evolução.

O desenvolvimento de aplicações está na moda, seja para criar utilitários do dia-a-dia ou para permitir interagir com o mundo exterior. O workshop permitiu aos participantes aprender um pouco acerca destes conceitos, criando aplicações para a plataforma Android.

Após o fecho das jornadas de 2017 e efetuando uma profunda análise, podemos considerar que a promoção de um “Ateliê Interativo” foi um verdadeiro sucesso. Estavam previstas duas sessões de cada workshop, um de cada de manhã e repetindo de tarde, mas dada a elevada afluência dos participantes e o grande entusiasmo demonstrado, o Grupo de TEAC acabou por dinamizar um conjunto de nove sessões, cinco de manhã e quatro de tarde. Todo o esforço foi recompensado pelos sorrisos dos participantes no momento da conclusão das tarefas e no feedback fornecido no momento da despedida.  

 




Arquívo de Notícias
Notícia Anterior (Cantinho da Leitura com o Curso Técnico de Apoio à Infância)
    
© Instituto Tecnológico e Profissional. Todos os direitos reservados. Condições de Utilização.
Tel: +351 233 412 285 | Fax: +351 233 428 926 | Email: geral@intep.pt | GPS: 40° 8'59.24"N - 8°50'40.98"W
Página Inicial |  Acesso Reservado |  Contactos |  Mapa do Site |  Ficha Técnica